All for Joomla All for Webmasters

Como cuidar de gatinhos órfãos

Avalie este item

Se você acabou de resgatar gatinhos órfãos, estes são os primeiros passos:

Antes de tudo quero dizer que já passei por essa experiência e deu tudo certo pois não deixei de levar o trio de filhotes órfãos ao veterinário. Este guia foi feito para deixar claro quais são os cuidados necessários  que se deve ter nesta situação e não para substituir acompanhamento de um profissional da área. Todos os cuidados listados aqui foram repassados a mim por uma veterinária super competente e que me ajudou muito nessa época. 

Mantenha os filhotes juntos e aquecidos 

Mantê-los juntos e aquecidos com alguns panos limpos em uma caixinha de sapato ABERTA, ou uma caminha de gato com as laterais altas para eles não saírem de dentro e ficarem em cima do piso frio.

Coloque-os protegidos de outros animais, caso você tenha, e em um lugar mais escuro da sua casa se eles ainda são recém-nascidos e não abriram os olhinhos ainda.

Se estiver muito frio, você pode colocar uma garrafinha com água quente dentro de uma meia e deixar perto dos filhotes, eles vão se aninhar perto da garrafa pensando que é a mãe deles. Mas sempre coloque esta garrafa revestida com algum tecido para não causar queimaduras nos gatinhos. Também não deixe a água muito quente.

Dê leite artificial comprado em Pet Shop e NÃO leite de vaca

Vá ao Pet Shop e compre leite artificial para gatos.  JAMAIS DÊ LEITE DE VACA! Os gatos terão diarréia ou prisão de ventre até morrer. A marca de leite que me ajudou muito na época foi o Pet Milk. Não é barato, mas se você não tiver condições tente uma marca mais em conta ou então converse com os protetores de animais da sua cidade, eles podem te ajudar a conseguir uma ama de leite para criar seus filhotes até eles desmamarem. É importante que a gata aceite os filhotes sem ser agressiva.

Pet Milk - Leite artificial que usei para amamentar os gatos

 

Mesmo se você estiver tentando encontrar uma ama de leite, é importante alimentar os gatinhos neste meio tempo com o leite artificial para não morrerem.

O leite artificial é um pó que deve ser diluído em água, na medida certa indicada na embalagem. A quantidade de leite a ser dado para o filhote vai aumentando gradativamente conforme ele vai ganhando peso.

O leite deve estar morno para dar ao filhote. Nunca quente demais.

Para dar leite ao gatinho você deve colocá-lo de barriga para baixo, conforme a imagem abaixo e nunca de barriga para cima. Segure com a mão esquerda a cabeça do filhote, logo atrás das orelhinhas e com a mão direita coloque a chuquinha na boca do gato.

Forma correta de posicionar o filhote para dar mamadeira

 

Se o gato estiver fazendo muita força para mamar, aumente o furo da chuquinha com uma agulha limpa, ou com a ponta de um garfo limpo, nunca com uma tesoura. O objetivo é fazer um furo não tão grande nem tão pequeno, para que o filhote possa mamar tranquilo sem fazer muita força e sem se afogar também.

Estimule xixi e cocô

Depois de fazer o filhote mamar, você deve estimular o xixi e o cocô como a mãe gata faria. Pegue bastante algodão e um pouco de água morna, molhe o algodão na água e passe levemente nos órgãos genitais do gato fazendo pequenos círculos. Faça os movimentos até o xixi sair depois com outro algodão posicionado no ânus do gato faça os mesmos movimentos para fazer o cocô sair.

Não demora mais que um minuto para o gato fazer suas necessidades. Caso o gato esteja irritado e dê sinais de desconforto, pare e deixe para a próxima vez que for mamar.

Depois de dar leite para todos, coloque-os para dormir e aguarde duas horas para oferecer leite novamente.

Os gatinhos muito novos, que ainda estão abrindo os olhinhos e orelhas devem mamar a cada duas a três horas no máximo. Isso significa que você terá que acordar de madrugada para dar leite para os filhotes.

Você terá que estar disponível para dar leite e estimular o xixi e cocô o dia inteiro, caso não possa, deixe-os com alguém de confiança que faça todo o processo necessário por você. Ou então tente encontrar uma ama de leite.

Os gatinhos também vão fazer cocô nos paninhos que você colocar para eles dormirem, é importante sempre lavar  e trocar estes panos.

É super importante oferecer água filtrada ou fervida e resfriada aos filhotes, para que não fiquem desidratados.

Caso ocorra de os filhotes estarem com a barriga inchada e com prisão de ventre, ficarem 24 horas sem fazer cocô, você deve dar probiótico para seus gatinhos. Foi o que a veterinária me recomendou na época. Eu dava uma  quantidade bem pequena, cerca de uma pontinha de dedo para cada um por dia. E eles começaram a fazer cocô novamente. Mas isso não exclui a possibilidade de ser algum outro problema, caso os gatinhos continuem sem fazer cocô leve-os no veterinário urgente.

Probiótico usado na época para liberar o intestino dos filhotes

  

Deixe os gatinhos explorarem o ambiente e socializar com os outros animais da casa

Os gatinhos  vão começar a crescer e querer explorar o ambiente ao redor, é hora de tirá-los da caixinha de sapatos e colocá-los em um lugar maior, mas que continuem protegidos para não se meterem em vãos entre móveis ou para não cair de um lugar mais alto. Também é hora de começar a brincar com eles e fazer com que eles socializem com seus outros gatos. Com supervisão para que não sejam atacados.

Filhotes explorando o ambiente

 

Depois que os filhotes estiverem andando sozinhos e grandes o suficiente para entender que não se deve comer areia para gato, você pode colocar um pouco desta areia em uma bandeja e deixar a disposição dos gatos, assim eles já vão aprendendo onde fazer suas necessidades. Mas se você observar que eles estão comendo a areia remova a bandeja e espere eles crescerem mais um pouco.

Conforme eles vão crescendo o intervalo entre as mamadas aumenta, até chegar a hora de desmamar.

Começe a oferecer ração misturada no leite artificial

Após 30 dias mamando, se os gatinhos estiverem com dentinhos afiados e querendo morder seu dedo, já é hora de começar a introduzir a papinha. Misture leite artificial com ração para gatos filhotes, amasse bem e vá ajudando eles a comerem.

Aos poucos vá diminuindo a quantidade de leite nessa papinha até que os gatos consigam comer a ração seca.

Você deve ensinar os gatinhos a beber água como os gatos fazem, se tiver outros gatos em casa, deixe eles observarem como tomam água para tentar aprender. Coloque água em um pires baixinho, coloque a boca deles perto até que sintam que ali tem água, e vá acostumando eles molhando o dedo na água e colocando na boca dos filhotes. Até que comecem a beber água sozinhos.

Quando os filhotes já estiverem comendo ração e bebendo água sozinhos já estão prontos para se alimentar sem sua supervisão.

 

Filhotes órfãos já crescidos, castrados e com plaquinha de identificação
Última modificação em Domingo, 11 Fevereiro 2018 18:07