All for Joomla All for Webmasters

O básico da gatificação

Avalie este item

Gatificação é um tipo de enriquecimento ambiental para gatos. É uma forma de modificar o ambiente em que vivemos para acomodar nossos gatos, de forma que eles tenham suas necessidades atendidas assim como temos as nossas.

A julgar pela minha experiência com meus seis gatos e maratonas de My Cat From Hell (um programa de tv em que Jackson Galaxy ajuda na reabilitação de gatos meio problemáticos em casa), eu diria que o básico da gatificação seria:

Bebedouro de água

Gatos preferem beber água em movimento, é por isso que sempre estão tentando tomar água da torneira. Uma forma de atender esta necessidade é comprar um bebedouro para gatos ou então fazer o seu próprio com uma bomba de aquário.

Potinhos de ração sempre limpos

Aqui em casa eu sempre uso um papel toalha para limpar a sugeira entre uma refeição e outra e lavo os potinhos com água quando necessário.

Pelo menos uma caixa de areia para cada gato

Cada gato precisa ter uma caixa exclusiva, que de preferência esteja sempre limpa e fique longe dos potes de ração e água

Um arranhador

Afiar as unhas é uma necessidade muito importante para os gatos, é onde eles se alongam, aliviam o estresse e marcam território. Você pode fazer um arranhador de papelão mesmo, o amor dos gatos pelo papelão vêm de outras vidas.
 
 

Uma caminha

Ou local confortável em que o gato possa dormir o dia todo, que ele se sinta seguro.
 

Um brinquedo

Pode ser uma varinha de gato já que gatos adoram simular caça, ou aqueles brinquedinhos em que o gato brinca sozinho mesmo.
 
 
Algum tipo de exploração vertical

É importante deixar seu gato subir no seu guarda-roupas por exemplo, nas janelas teladas do apartamento, na estante de livros ou em algum objeto próprio para isso, como aquelas árvores para gatos feitas de madeira. O legal destas árvores é que elas acabam sendo três em um, ou seja, seu gato pode usar como arranhador, já que a maioria vem com partes de sisal, como esconderijo e como plataforma para ficar lá nos observando do alto.
 

Grama de gato

Se você mora em apartamento e seu gato não tem acesso à rua, é importante oferecer a ele um potinho de grama de vez em quando. Comer grama auxilia no funcionamento do intestino dos gatos e também ajuda a eliminar bolas de pelo. Você pode fazer grama de gato com milho de pipoca comum (não a de microondas). É só misturar com terra adubada, regar dia sim dia não e deixar exposto ao sol. Em dez dias você já terá um vaso cheio de grama).
 

Ah, não pode faltar amor e carinho também! Desta forma você garante um ambiente amigável e acolhedor para seu gato gastando pouco. 

Dicas que fazem a diferença:


Se você mora em apartamento e tiver um arranhador alto ou uma árvore de gato, coloque do lado da janela, assim seu gatinho vai poder ficar observando a rua lá de cima.
Investir em uma areia de melhor qualidade e absorção vai fazer com que você poupe dinheiro e esforço. A areia vai durar mais e não vai deixar cheiro ruim.
 
Última modificação em Segunda, 29 Janeiro 2018 15:09