All for Joomla All for Webmasters

Brinquedos que dão certo

Avalie este item

Cada gato tem uma personalidade diferente, isso é um fato que acaba interfererindo diretamente no modo como eles brincam e simulam a caça.

Tenho uma gata que só gosta de brincar se ela estiver escondida em algum lugar, dentro de uma caixa, embaixo das cobertas. Aí eu vou passando a varinha com a presa ao lado dela e ela só fica observando até o momento em que ela resolve atacar.

Meu outro gato que prefere que a presa esteja fazendo barulho dentro de algum tipo de esconderijo como aqueles túneis de gato ou uma caixa grande que ele possa entrar. Aí ele fica se preparando e pulando dentro da caixa/túnel pra pegar a presa. Que no caso sou eu mexendo dentro da caixa com a varinha.

A gata que me dá menos trabalho para brincar aceita qualquer coisa. Ela brinca com a varinha ‘normalmente’ e acaba dando uns pulos super exagerados, ela se empolga mesmo.

Mas acredito que por serem adultos eles são mais exigentes na hora de brincar. Os meus outros gatos filhotes são muito agitados, correm um atrás do outro, brincam no arranhador, com a varinha, adoram bolinhas de papel e aquelas folhinhas secas. Tudo que for delicado e fizer algum barulhinho diferente. E por mais que a indústria insista nos guizos, nunca deu certo com meus gatos. É um barulho muito irritante pra eles e pra mim.

Antes de comprar brinquedos, eu costumo observar que tipo de bicho meus gatos gostam de caçar. Minha gata que gosta de dar pulos exagerados quando está brincando com a varinha por exemplo é do tipo que gosta de caçar passarinhos. Já perdi as contas de quantas rolinhas meu noivo teve que pegar dela e devolver no mato.

Meu gato que gosta de achar presas escondidas dentro de alguma coisa não se interessa em brincar com a varinha. Parece preguiça, ele fica lá deitado olhando pra cima é só se interessa se eu começo a arrastar a presa da varinha no chão. Ele é do tipo que adora caçar baratas, lagartixas e bichinhos terrestres.

A minha outra gata adulta que gosta de se esconder para brincar por incrível que pareça adora bolinhas de papel. Eu começo a amassar uma folha e ela já fica olhando e prestando atenção, quando eu me preparo para jogar a bolinha ela sai correndo se esconder. Pra ela se interessar eu tenho que jogar as bolinhas de papel perto de onde ela está escondida e ela fica lá tentando pegar sem sair do lugar.

Nenhum tem muito interesse nas brincadeiras do outro. Cada um tem a sua preferência.

Então para você encontrar um brinquedo ideal para o seu gato eu diria que observar o comportamento dele dentro de casa quando tenta caçar algum bicho, se ele preferir buscar presas que voam, a varinha pode ser o ideal.
Agora, se ele preferir bichos terrestres uma boa opção seria aquelas baratas e ratinhos de brinquedo que andam sozinhos pela casa. Mas neste caso é bom testar o produto antes de comprar pra ver se o barulho que ele faz não é muito alto. Já comprei uma desta baratinhas mas ela fazia um barulho muito chato ao andar pela casa e meus gatos não se interessaram.

Ou este brinquedo abaixo que faz tempo que quero comprar pros meus gatos mas acabo deixando de lado. É um tapete amarelo em que os rabos dos ratinhos ficam passando por baixo.

Também existem umas varinhas diferentes, que ao invés de usarem cordão elástico com a presa na ponta, vem com um fio de arame. Fica muito mais fácil você simular com a varinha as presas terrestres.

Pros gatos que gostam de se esconder eu diria que um túnel seria uma boa opção, juntamente com algum estímulo, como um daqueles ratinhos de brinquedo andando por perto ou movimentos feitos com a varinha em volta do túnel.

Dica extra:

Se tem algum brinquedo universal para gatos, este brinquedo é a varinha. Se você tiver em dúvida invista na varinha com cordão elástico que simula presas que voam e na que vem com um fio de arame e simula presas terrestres.

Última modificação em Segunda, 29 Janeiro 2018 15:03